Raças: Interpretação da Classificação:
01. Border Collie
02. Poodle
03. Pastor Alemão
04. Golden Retriever
05. Dobermann
06. Pastor de Shetland
07. Retriever do Labrador
08. Papillon
09. Rottweiler
10. Australian Cattle Dog
De 1 a 10: As 10 raças com a inteligência funcional e de obediência mais alta. Menos de cinco exercícios para entender ordens novas. Capacidade de recordar sem necessidade de praticar os exercícios repetidamente. Respondem a primeira ordem em 95 % das vezes no mínimo. Tem uma rápida resposta quando a uma certa distância. Aprendem corretamente sendo adestrados por treinadores relativamente inexperientes.
11. Premboke Welsh Corgi
12. Schnauzer miniatura
13. Springer Spaniel Inglês
14. Pastor Belga (Tervuren)
15. Schipperke / Pastor Belga
16. Collie Keeshond
17. Pointer Alemão de pelo curto
18. Retriever de pelo liso / Cocker Spaniel Inglês / Schnauzer mediano
19. Spaniel Bretão
20. Cocker Spaniel Americano
21. Weimaraner
22. Pastor Belga (Malinois) / montanhês de Berna
23. Pomerânia (Lulu)
24. Spaniel de Água Irlandês
25. Vizsla
26. Welsh Cardigan Corgi
De 11 a 26: Cães de trabalho excelentes. É necessário de 5 a 15 repetições de cada exercício, para a aprendizagem de cada ordem. Lembram com facilidade, porém melhoram com a prática. Respondem a primeira ordem em 85 % das vezes. Para ordens mais complexas, necessitam de mais tempo. Possivelmente a uma certa distância do dono, demoram um pouco para responder. praticamente todos os treinadores podem obter bons resultados com eles.
27. Chesapeake Bay retriever / Puli / Yorkshire Terrier
28. Schnauzer Gigante / Cão de Água Português
29. Airedale / Bouvier de Flanders
30. Border Terrier / Briard
31. Welsh Springer Spaniel
32. Manchester Terier
33. Samoieda
34. Spaniel de campo / Terra Nova / Terrier Australiano / American staffordshire Terrier / Setter Gordon / Berdead Collie
35. Cairn Terrier / Kerry Blue Terrier / Setter Irlandês
36. Elkhound Norueguês
37. Affenpincher / Silky Terrier / Pinscher miniatura / Setter Inglês / Cão do Faraó / Spaniel de Clumber
38. Terrier de Norwich
39. Dálmata
De 27 a 39: Cães de trabalho com um nível superior à média. Necessitam entre 15 a 30 repetições para aprender um exercício. Práticas adicionais de cada exercício nas primeiras fases do aprendizado o faz melhorar. Uma vez aprendida uma ordem, normalmente a guarda. Respondem a primeira ordem, em 70 % ou mais das vezes. O comportamento é parecido dos cães do grupo anterior, porém com uma certa insegurança e demora na resposta. Se o dono estiver muito distante, o cão não reagirá a sua ordem. Um treinamento inconseqüente, de qualidade baixa ou com demasiada severidade e impaciência não trará bons resultados.
40. Fox Terrier de pelo suave / Terrier de Bedlington
41. Curly-coated Retriever / Irish Wolfhound
42. Kuvasz
43. Saluki / Spitz Finlandês / Pointer
44. Cavalier King Charles Spaniel / Pointer Alemão de pelo duro / Black-and-tan Coonhound / Spaniel Americano de Água
45. Husky Siberiano / Bichón Frisé / English Toy Spaniel
46. Tibetan Spaniel / Foxhound Inglês / Foxhound Americano / Otterhound / Greyhound / Galdo Grifón de pelo duro
47. West Highland white terrier / Deerhound Escocês
48. Boxer / Dogue Alemão
49. Dachshund ou Teckel / Staffordshire Bull Terrier
50. Malamute
51. Whippet / Shar-Pei / Fox Terrier de pelo duro
52. Rhodesian Ridgeback
53. Caçador de Ibiza / Welsh Terrier / Irish Terrier
54. Boston Terrier /Akita
De 40 a 54: Corresponde a pontuação média da inteligência funcional e de obediência. Necessitam de 25 a 40 repetições para compreender bem um exercício. As práticas adicionais ajudam na fase inicial da aprendizagem. Se não repetirem os exercícios com freqüência, eles se lembrarão das ordens com dificuldade. Respondem a primeira chamada, em 50 % das vezes e a eficácia depende muito do tempo, da prática e da repetição dos exercícios. A rapidez de resposta é mais lenta. A uma distância maior, a resposta do cão será mais ou menos consistente. Necessitam de um adestrador experto e com muita paciência.
55. Skye Terrier
56. Norfolk Terrier / Sealhyam Terrier
57. Pug
58. Bulldog Francês
59. Grifón de Bruxelas / Maltês
60. Galgo Italiano
61. sem pelo Chinês
62. Dandie Dinmont terrier /Vendeen / Terrier Tibetano Chin Japonês / Lakeland Terrier
63. Old English Sheepdog (Bobtail)
64. Grande Pirineos
65. Scottish Terrier / São Bernardo
66. Bullterrier
67. Chihuahua
68. Lhasa Apso
69. Bullmastiff
De 55 a 69: Nível mínimo de inteligência funcional. Necessitam de 40 a 80 repetições para obter um rendimento aceitável (às vezes, até com 25 repetições, eles não mostram sinais da compreensão). Necessitam muitas repetições para manter um nível aceitável. Respondem à primeira ordem, em 30 % das vezes. Trabalham melhor se o dono estiver perto deles. Estes cães parecem distraídos a maior parte do tempo e só respondem se desejam. Se a distância entre o cão e o dono for grande não haverá nenhuma resposta. Não são raças aconselháveis para pessoas inexperientes com cães. Um adestrador com muita experiência, tempo, firmeza e afeição podem obter um rendimento bom com eles.
70. Shih Tzu
71. Basset Hound
72. Mastiff / Beagle
73. Pequinês
74. Bloodhound
75. Borzoi
76. Chow Chow
77. Bulldog Inglês
78. Basenji
79. Afgan Hound
De 70 a 79: São as raças com inteligência funcional e obediência mais baixa. Na aprendizagem inicial necessitam de 30 ou 40 repetições para mostrar sintomas da compreensão da ordem. É freqüente que sejam necessárias 100 repetições de um exercício, para darem um resultado confiável. Sua resposta é lenta e desigual. Finalizado a aprendizagem, é necessário que se  faça repetições freqüentes, se não os resultados serão perdidos, como se não tivessem aprendido nunca nenhum exercício. Alguns descrevem estas raças como " impossíveis de adestrar". A reação à primeira ordem é de menos de 25 % das vezes. Às vezes dão as costas a seus donos, ignorando sua ordem e desafiando sua autoridade. A resposta as ordens são inseguras e lentas, às vezes ao infortúnio. Podem frustrar um adestrador mediamente experiente, e fazer duvidar de suas aptidões.

Esta classificação foi feita por Stanley Coren após ter analisado as respostas de mais de 200 juizes do trabalho do AKC (kennel clube americano) a um questionário que fala da inteligência de diferentes raças de cães

" a inteligência dos cães ", Stanley Coren, Editings B, 1995