Lembre-se: você quer que o filhote de cão cresça com bom temperamento e deseja conviver com ele por muitos anos. Conhecer o temperamento antes de comprá-lo é evitar uma futura decepção

Pré-requisitos: aplique o teste aos 49 dias de vida. É quando o cão está neurologicamente completo e com cérebro de adulto. A cada novo dia as reações estarão mais impregnadas pelo aprendizado anterior. Teste um filhote por vez, em boas condições. Ele deve estar ativo e com boa saúde. Não faça o teste logo depois de ele comer, nem no dia da vacinação e nem no dia seguinte. Aplique o teste na seqüência da tabela abaixo, em local tranqüilo e desconhecido do cão (basta um cômodo ou área com piso não escorregadio, de 4 m2). Além do examinador, que pode ser você ou outra pessoa estranha ao filhote, deve estar presente também o anotador da pontuação, que não pode interferir na atuação do cão. Antes de marcar os pontos, o anotador confirma a avaliação dele com o examinador. Aplicação: procure não intimidar o filhote. Evite inclinar-se sobre ele, gesticular ou avançar as mãos bruscamente. Fale com suavidade. Ao bater palmas, seja delicado. Se o cão não reagir a você ou demonstrar extremo estresse, afastando a cara e ficando rígido, pode estar estranhando a sua presença. Nesse caso, tente se entrosar com o filhote e reiniciar o teste algum tempo depois. Avaliação: vale a primeira reação do filhote.

OS TESTES:

1 - Chamar (Atração por pessoas)
Indica: sociabilidade, treinabilidade. Como fazer: o criador traz o filhote e sai. Fique a cerca de 1,20 metro do cão, agachado. Bata palmas e, falando de forma afetuosa, estimule-o a vir. Pontuação: o cão vem logo, animado, e:
a) salta e morde a mão do examinador;
b) bate com a pata no examinador, lambe a mão;
c) não encosta no examinador;
d) vem logo, sem mostrar ânimo;
e) vem hesitante;
f) não vem.
(visando aos próximos testes, deixe o cão cheirar sua mão, acaricie-o e converse com ele de forma encorajadora para despertar-lhe a confiança).

2 - Acompanhar (Seguir a liderança humana) Indica: independência, interação com humanos, treinabilidade. Como fazer: aplique após o teste anterior sem interrupção. Levante e se afaste devagar. Fale com o cão, bata palmas e chame-o. Só depois marque os pontos de ambos os testes. Enquanto isso, procure interagir com o filhote. Pontuação: o cão segue logo, animado, e:
a) coloca-se entre os pés do examinador e o morde, atrapalhando a caminhada;
b) coloca-se entre os pés do examinador;
c) não se coloca entre os pés do examinador nem encosta nele;
d) segue logo, mostrando submissão;
e) segue hesitante;
f) não segue ou se afasta.

3 - Restrição (Facilidade de controle sob domínio físico) Indica: submissão, treinabilidade. Como fazer: agachado, vire com muita delicadeza o filhote de costas e segure-o com uma mão no peito, sem muita pressão, por até 30 segundos, olhando-o com expressão gentil e tentando estabelecer contato visual, porém sem falar. Observe a reação. Pontuação:
a) o cão se debate muito e morde;
b) debate-se muito;
c) debate-se e aceita, sem evitar contato visual com o examinador;
d) debate-se pouco e aceita;
e) não se debate;
f) não se debate e se esforça para evitar contato visual.

4 - Acariciar (Facilidade de controle pelo carinho) Indica: independência, dominância, aceitação de proximidade de pessoas, treinabilidade. Como fazer: aplique em seguida ao teste anterior, marque os pontos de ambos depois. Deixe o filhote ficar em pé ou sentar, agache-se ao lado dele e acaricie-o da cabeça à cauda com uma mão. Observe a reação. Pontuação:
a) pula, bate com as patas, morde, rosna;
b) pula, bate com as patas;
c) receptivo, roça no examinador e tenta lamber seu rosto;
d) muito receptivo, lambe a mão do examinador;
e) rola no chão e lambe a mão;
f) afasta-se.

5 - Elevação (Facilidade de controle em situação de risco) Indica: dominância, medo. Como fazer: mantendo a posição agachada, pegue o filhote com as mãos sob o peito e levante-o cerca de 30 cm, por até 30 segundos. Pontuação: o cão se debate e:
a) morde;
b) não morde;
c) aceita, debate-se, aceita, seguidamente;
d) O cão não se debate e fica relaxado;
e) O cão não se debate e fica tenso;
f) O cão não se debate e fica paralisado.

6 - Buscar (Vontade de fazer algo pelo dono) Indica: treinabilidade, interação com humanos, obediência. Como fazer: ainda agachado, acene com um papel amassado (bolinha) e lance-o cerca de um metro à frente do cão, em local visível, encorajando-o a buscar. Pontuação:
a) o cão pega o papel e se afasta;
b) pega, não traz e não se afasta;
c) pega e traz;
d) vai até o papel e volta sem ele;
e) começa a ir ao papel mas perde o interesse;
f) não vai ao papel.

7 - Pressão na pata (Resistência à dor) Indica: sensibilidade à dor. Como fazer: continue agachado e aperte de leve, com o polegar e o indicador, os dedos de uma pata dianteira do cão. Aumente aos poucos a pressão e conte mentalmente de um até dez ou pare antes se o cão reagir. Se ele não deixar tocar a pata, pressione a orelha. Pontuação: total contado
a) de 8 a 10;
b) 6 a 8;
c) 5 ou 6;
d) 3 a 5;
e) 2 a 3;
f) 1 ou 2.

8 - Barulho forte (Reação a sons) Indica: sensibilidade a ruído, medo. Como fazer: coloque o filhote no centro da área e fique ao lado dele. O observador, de frente para o filhote e não muito próximo, bate forte uma colher numa panela, ambas de metal, uma única vez. Pontuação: o cão localiza o som e:
a) vai excitado até a origem;
b) vai até a origem, sem excitação;
c) não vai, mas mostra curiosidade;
d) não vai e não mostra curiosidade;
e) encolhe-se, afasta-se e esconde-se;
f) O cão ignora o som.

9 - Perseguir (Reação a algo que se move) Indica: potencial para perseguir pessoas, animais e objetos em movimento, bem como sensibilidade visual. Como fazer: ponha o filhote no centro da área. Amarre uma toalhinha na ponta de uma guia e, ficando ao lado dele, lance-a rente ao chão. Puxe-a de volta aos poucos em três vezes e observe a reação que prevalece. Pontuação:
a) o cão ataca e morde;
b) pega a toalha sem atacar;
c) investiga com interesse;
d) olha curioso mas não investiga;
e) foge ou se esconde;
f) ignora.

10 - Pegar de surpresa (Reação a situação inesperada) Indica: estabilidade, equilíbrio. Como fazer: a um metro e meio do cão, abra um guarda-chuva e coloque-o no chão para ele investigar. Pontuação:
a) avança e morde;
b) aproxima-se e abocanha sem morder;
c) aproxima-se, investiga e não abocanha;
d) fica parado e olha;
e) afasta-se e esconde-se;
f) ignora.